Diferenças entre Absorventes Higiênicos

Post image for Diferenças entre Absorventes Higiênicos

Muitas vezes você deve ter se perguntado qual a diferença entre os absorventes higiênicos? Como saber qual é o melhor? Antes de sabermos as diferenças entre eles, vamos saber como surgiram os absorventes higiênicos. Segundo registros arqueológicos produtos parecidos com o absorvente higiênico que conhecemos hoje, já eram utilizados pelas mulheres egipcias muitos séculos a.C. Alguns manuscritos encontrados citavam o uso de uma proteção para os dias do período menstrual bem como uma proteção especial usada internamente, ou seja similar ao o atual absorvente interno.

Até a década de 1950/1960 muitas mulheres utilizavam como absorvente ‘pedaços’ de toalhas que eram cortados e utilizados para a proteção nos dias do período, eram chamadas de toalhas higiênicas, que de higiênicas não tinham nada.

Ocorre que para além da falta de praticidade, este hábito de usar tolhas como absorventes não era nada higiênico já que exigia-se após o seu uso a lavagem das toalhinhas para que pudessem ser reutilizadas no próximo período, ocasionando assim um acúmulo de bactérias nas mesmas. Aliado a este fato também havia a necessidade que a mulher deveria ter muitas toalhinhas preparadas para a fase menstrual, afinal em dias de muito fluxo é possível trocarmos até 6 vezes de absorvente higiênico.

Felizmente hoje já existem os absorventes higiênicos industrializados, embora por incrivel que pareça nem todas as mulheres utilize-os; algumas ainda se mantém fiel a tal ‘toalhinha’.

A melhor forma de saber qual o melhor absorvente higiênico para você é testando. Há diversas marcas e opções que vão desde os mais finos, mais grossos, diurnos, noturnos, mais leves, mais pesados e os internos.

Para saber o mais adequado você deverá levar em conta a quantidade de fluxo sanguineo diário e optar por um que proporcione maior proteção, ou um mais fino; você pode também comprar dois tipos um para os dias de fluxo mais intenso e outro para os últimos dias do período onde o fluxo é menor.

Todos os absorventes são fabricados com um tecido especial, parecido com o tecido das toalhetes umidecidas, e possuem uma fita adesiva na parte de baixo para fixação na calcinha. Alguns possuem também abas laterais que podem ser fixadas nas laterais da calcinha evitando assim mancha-la e mantendo-o firme e no lugar devido sem incomodar. A troca de absorvente é recomendada a cada 4 horas, mas isto depende de cada mulher e da necessidade pessoal. Algumas preferem trocar em menos tempo e não nenhum inconveniente quanto a isto. Só não fique muitas horas sem troca-lo pois isto irá ocasionar mal odor e proporcionar a proliferação de bactérias! ;)

Abaixo vemos a descrição de alguns tipos de absorventes higiênicos:

- Absorvente Higiênico Interno (ou O.B ou Tampax)
Utilizado internamente ou seja você deverá introduzi-lo no interior da vagina, alguns contém um aplicador para auxilia-la colocar o absorvente no local correto. São feitos de finas camadas de algodão que proporcionam uma boa absorção, indicado para quando você quiser ir a praia ou
piscina. Existem em tamanhos variados e para saber qual o que melhor se adapta a você, terá de testa-los. Caso tenha dúvidas é importante uma consulta com um gineocogista que irá lhe orientar quanto aos procedimentos e se você pode ou não utiliza-lo e como utiliza-lo. Deverá ser trocado de 4 em 4 horas, sendo aconselhavel usar um absorvente comum quando for dormir.

- Protetor Diário
Geralmente utilizado diariamente por mulheres que querem proteger a calcinha e sentir-se seca durante o dia, entretanto esta prática não é muito aconselhável pelos ginecologistas.

- Absorvente Higiênico Noturno
Geralmente mais extenso que o absorvente normal, e com maior quantidade interna de gel que permite uma maior absorção do fluxo evitando vazamentos. Pode ser também utilizado durante o dia para deixar a mulher mais segura. Esta modalidade é a minha preferida.

- Absorventes Higiênicos com Abas
Podem ser finos, normal ou noturno e possuem abas laterais que fixam na calcinha dando maior liberdade de movimentos e evitando vazamentos laterais.

- Absorvente Higiênicos com Anti-Odor
Alguns absorventes contém um tratamento anti-odor para evitar a proliferação de bactérias e diminuir o odor caracteristicos dos dias do período. Alguns absorventes higiênicos são levemente perfumados, os médicos geralmente aconselham o uso de um produto mais natural possível para evitar irritações, a escolha é sua.

- Cobertura dos Absorventes Higiênicos
Alguns possuem uma cobertura suave e macia, similar a um papel fininho de algodão. Estes proporcionam maior conforto e causam menos irritações. Outros possuem uma camada que é muito parecida com um plástico, algumas pessoas não se adaptam bem a este tipo de material; mas como dito no inicio deste post para saber se você se adapta terá de testa-los. :)

Espero que estas breves descrições possam ser úteis na escolha do seu absorvente!