Piolhos e Lêndeas | Como Tratar

Post image for Piolhos e Lêndeas | Como Tratar

Hoje decidi falar sobre um tema delicado não só entre as mulheres, mas entre as pessoas de um modo geral. Trata-se do tema ‘Piolhos e Lêndeas‘. Quantas vezes já ouviu falar sobre piolhos na sua infância ou até mesmo já adulta? Muitas vezes com certeza. O tema ‘Piolhos’ é tabu porque muitas pessoas relacionam piolhos a falta de higiene, mas especialistas no assunto garantem que não tem a ver com falta de limpeza. Custa-nos a crer que ‘Piolhos’ não tenham a ver com falta de higiene não é mesmo? O piolho não escolhe classe social, raça ou sexo. Homens, mulheres, bebês, crianças, jovens e idosos podem ser infestados com ‘Piolhos‘.

Mas antes de falar em como prevenir e como tratar temos de saber o que vem a ser o piolho e as lêndeas.

Os piolhos são insectos minusculos, translúcidos e sem asas que infestam a cabeça humana.Os machos têm aproximadamente 2,4 mm e as fêmeas, 2,7 mm. Alimentam-se do sangue do couro cabeludo, e no início da infestação não são facilmente detectáveis devido a sua cor transparente.Já em idade madura atingem uma coloração castanha escura devido ao sangue que sugaram do couro cabeludo.

A transmissão ocorre através da partilha de pentes, toalhas, escovas de cabelo e a proximidade de pessoas que tenham piolhos. Lêndeas é o nome dado aos ovos que os piolhos depositam junto a raiz dos cabelos. Sua remoção é muito difícil e deve ser feita com rigor para se exterminar em definitivo o parasita.

Geralmente os piolhos tem um ciclo de vida de mais ou menos 40 dias, e fora do couro cabeludo sobrevivem por cerca de 2 dias morrendo por falta de alimento ( o sangue do couro cabeludo). O sintoma princiapl é intensa coceira no cabeludo provocada pela saliva do piolho que ao picar o couro cabeludo destila sua saliva no mesmo. A saliva do piolho contém substâncias alergênicas que provocam intensa coceira, mas há pessoas que não têm qualquer tipo de coceira ou sintoma adverso.

Algumas pessoas têm propensão a ‘pegar’ piolho muitas vezes seguida. Por isso caso seja a segunda ou terceira vez que você ‘pegue’ piolho tente não utilizar a mesma loção ou shampoo que utilizou na vez anterior. Assim como outros insetos, os piolhos também se tornam resistentes a determinados tipos de substância utilizada para elimina-lo.

O importante é que você jamais utilize qualquer tipo de inseticida ou pesticida em sua cabeça, pois isso poderá lhe causar uma grave intoxicação trazendo sérias consequências para a sua saúde.

Hoje em dias já existem produtos feitos a base de produtos naturais que eliminam com eficácia piolhos e lêndeas, existe também um pente elétrico vendido nos Estados Unidos que facilita a eliminação das lêndeas. Também atualmente felizmente não é necessário cortar o cabelo curto como se fazia antigamente graças a existência de bons produtos que ajudam no extermínio deste parasita.

Para saber mais sobre os piolhos veja: O que são Piolhos e Lêndeas?